Tema: Mercado Financeiro Internacional: Captação de Recursos

Caso tenha interesse na realização deste curso para você, grupo de interessados ou sua empresa, preencha a ficha de inscrição contendo os detalhes.
Tema: Mercado Financeiro Internacional: Captação de Recursos

Horário e local

Horário a ser determinado
In Company

Sobre o evento

  

Objetivo

Apresentar uma visão conceitual, objetiva e prática de produtos, operações e serviços praticados nos principais segmentos do mercado financeiro internacional.

Público Alvo

Profissionais com atuação nas áreas de Front Office, Back Office, Contabilidade, Controladoria, Auditoria, Jurídico, Riscos, Compliance e afins, de instituições financeiras e não financeiras, e outros interessados na aquisição ou aprimoramento de conhecimento.  

Observação

Trazer calculadora financeira (HP-12C ou outra).

Conteúdo Programático

1. Mercado Financeiro Internacional:

Segmentos. Participantes. Atividades. Centros Financeiros.

2. Mercado Monetário Internacional:

Mercados onshore e offshore. Instrumentos de Captação. Formas de Empréstimos. Empréstimos Sindicalizados. Taxas de Juros. Exercícios.

3. Mercado Cambial Global:

Moedas e Divisas. Mercados. Participantes. Tipos de Cotação. Taxas Cruzadas. Transações Spot e Forward. Swaps de Câmbio. Exercícios

4. Mercado Internacional de Títulos:

Bonds e Notes, Bonds Estrangeiros, Eurobonds, Bonds Globais. Bonds com Opções Embutidas. Bonds Perpétuos. Bonds Denominados em Reais. Securitização de Exportação.   Características dos Eurobonds. Partes Envolvidas nos Lançamentos e funções. Fases e Formas de Emissão. Custo total de Colocação. Preço de Negociação. Yield to Maturity, Yield to Call, Cálculo da Duração. Rating e Classificação de Risco. Clearing e Liquidação. Riscos Gerais Associados.  Noções de US Treasuries, Medium Term Notes e Commercial Paper. Regra 144-A da SEC aplicada aos títulos corporativos. Regra 415 da SEC.  Acordos de Recompra (Repo). Exercícios e Exemplos.

5. Mercado Internacional de Ações:

American Depositary Receipts (ADR). Partes envolvidas no lançamento de ADR e funções. Grupos de ADR. Regra 144-A da SEC. Fluxos nos Mercados Primário e Secundário de emissão de ADR. Cancelamento de ADR. Exemplos.

6. Mercado de Derivativos:

Finalidades. Ativo Objeto. Contratos. Contratos a Termo sem liquidação física (NDF). Acordos de Taxa a Termo (FRA). Contratos Futuros de Eurodolar e de US Treasuries.  Swap de taxas de Juros. Swap de Moedas. Opções. Características Gerais das Opções. Preços de Opções e modelos de apreçamento. Gráfico da variação do resultado líquido de Opções européias em relação aos respectivos preços na data de Exercício. Estratégias com Opções (spread, combinações, posição em Opção de Ativo com o próprio Ativo). Derivativos de Crédito (Credit Default Swap – CDS, Total Return Swap – TRS, Credit Linked Note - CLN).  Exercícios e Exemplos.

Recursos instrucionais a serem utilizados:

Computador, projetor, quadro branco e flip-chart, cópias dos slides.

Material didático: 

Desenvolvido pelo expositor, especificamente para o curso “corporativo”.

Customização: 

Este programa pode ser modificado de acordo com as necessidades específicas do cliente. Entretanto, o valor desta proposta poderá sofrer alterações.

Metodologia

Aula expositiva com apresentação de casos práticos.

SOLUÇÕES

CORPORATIVAS

logo.png
whatsapp-logo-1.png